sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"IARA QUER CASA"

1) JANEIRO: dia 25 – Teleconferência/Assembléia Setorial do Livro – Ceará, coordenada por Fabiano Santos, do Ministério da Cultura, BNB (Passaré)Fortaleza. Participou José Ivan, presidente da AMINF. Dia 30 – Entrega de Abaixo-Assinado pelo Direito a Moradia e Pela Inclusão do Distrito de Iara no “Programa Minha Casa Minha Vida, ao Prefeito José Marquinélio e ao Presidente da Câmara Vicente Alexandre. O documento com 293 assinaturas reivindica, também, o Cadastro das famílias de Iara.
2) FEVEREIRO: dia 02 – Visita com o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Sr. Fábio Ernesto, aos terrenos dos Srs. Assis Tomaz e Álvaro Feitosa. Tal visita foi motivada pela solicitação do prefeito para que a associação indicasse terrenos adequados para construção de moradias em Iara. Associados presentes: Francisco Feitosa, João Manoel, Francisca Pires, José Ivan e Chico do Bar.

5 comentários:

  1. Trecho de Relatório Anual de Atividades do ano 2010, apresentado aos associados da Associação Iarense dos Amigos da Infância - AMINF.

    ResponderExcluir
  2. IARA DO PADRE IBIAPINA
    Padre Ibiapiana chegou em Iara, entre 1870 e1875, conforme relata o Sr.João Pereira dos Santos (In memorian), em registro de memória intitulado Descrição geográfica e notícia e histórica do distrito de Iara, município de Aurora, Estado do Ceará. (Fevereiro de 1948). Chegando em Cangati (primeiro nome do lugar),encontrou uma aldeia deserta, após a chacina promovida pelas forças militares do Ceará, sobre a familia dos Viriato, em uma luta pela posse da terra comprada ao Estado. Convocou os participantes das santas missões para buscar aroeira no Sítio Lisboa e com ela fizeram uma cruz sendo muito pesada, na altura do Sítio Queimadas o povo queixoso disse ao padre da dificuldade para buscar aroeira no Sítio Lisboa e com ela fizeram uma cruz sendo muito pesada, na altura do Sítio Queimadas o povo queixoso disse ao Padre da dificuldade de conduzi-la. O Padre aspergiu-a com água benta e a população trouxe-a facilmente até o cémiterio, fincando-a no centro. Um novo multirão foi organizado, desta vez, para a construção da barragem que abasteceu o lugar até a contsrução da outra que sustentava a usina de algodão, precedendo assim o atual açude público. Depois destes empreendimentos o Padre Ibiapina realizou uma pregação, durante a qual, mudou o nome do lugar de Cangati para Boa Esperaça. Neste sermão disse que se as pessoas do lugar se unissem, aqui seria uma Boa Esperança. Se ao contrário, não se unissem, de cangati não passaria. Por muito tempo a predição de Boa Esperança realizou-se. Foi mais de um século de grande desenvolvimento, sustentado na união e trabalho da gente que aqui habitava. Não falta porém, quem encontre nas palavras do Padre, um tom de maldição, justificando,deste modo, o atual estado de atraso em que se encontra a Iara, sem observar que as questões politicas é que fizeram -na retroceder no tempo e desenvolvimento. Resumo extraído de artigo de autoria da Professora Josefa Elionita de Almeida Sá


    http://iaraaminf.blogspot.com/2011_08_01_archive.html

    ResponderExcluir
  3. COBRANÇA POR MORADIA PARA O DISTRITO DE IARA - BARRO CE.

    ACONTECEU HOJE, 10/09- 15h NA CAPELINHA- A REUNIÃO MENSAL DA ASSOCIAÇÃO IARENSE DOS AMIGOS DA INFÂNCIA. INFORMES, ATIVIDADES REALIZADAS(Seminário c/ representantes da Cagece, Oficina da RECID - Rede de Educação Cidadã, com jovens da comunidade,) foram discutidos e avaliado como positivo pelos presentes. Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Barro em 1º de setembro, também foi destacada. A necessidade da continuidade da cobrança de moradia para o Distrito de Iara, foi reafirmada.
    Estava prevista a participação do Sec. Municipal de Gov. Alcir Inocêncio, mas o mesmo não compareceu.

    ResponderExcluir
  4. LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA BIBLIOTECA PÚBLICA
    Horário: 4 outubro 2011 o dia inteiro
    Local: Auditório Freitas Nobre, anexo IV, Câmara dos Deputados
    Organizado por: Câmara dos Deputados

    Descrição do evento:
    Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública

    ResponderExcluir